top of page

Rio será palco de fórum para impulsionar ação climática local antes da COP30

  • Foto do escritor: greencircleops
    greencircleops
  • 27 de jun. de 2025
  • 2 min de leitura

O Rio de Janeiro foi escolhido para ser palco de uma série de encontros de 3 a 5 de novembro. Dias antes da Conferência de Mudanças Climáticas da ONU em Belém do Pará, a capital carioca sedia o Fórum de Líderes Locais para impulsionar a ação climática local e reúne centenas de prefeitos, governadores e líderes subnacionais de todo o mundo. Após os três dias, a delegação viaja para Belém para conectar as discussões e formular uma agenda ambiciosa e colaborativa. O anúncio foi feito pela presidência da COP30 e a Bloomberg Philanthropies durante a Semana de Clima de Londres e representa uma estratégia inovadora para colocar a liderança local no centro para a implementação e progresso global do Acordo de Paris. A inspiração veio da COP28 em Dubai, quando um fórum reuniu 500 líderes de mais de 60 países e mobilizou quase US$ 470 milhões para ação climática. Desde então, mais de 70 países representando 33% da população global prometeram fazer parceria com governos locais para cumprir suas metas. "Enquanto nos preparamos para a COP no coração da Amazônia, somos inspirados pelo espírito de mutirão um esforço coletivo onde cada voz e cada nível de governança contribui para um objetivo comum", destacou o embaixador André Corrêa do Lago, presidente designado da conferência. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, destacou a importância histórica do evento e disse que será a oportunidade mais significativa para os governos de cada região levar suas vozes e ajudarem a definir uma agenda ambiciosa para combater a crise do clima.


Analise Green Circle


Esse evento é de extrema importância para expandir o tema das ações climáticas, junto a autoridades da politica, um momento de se destacar e se empenhar em chegar às metas estabelecidas. O Brasil foi pioneiro ao incorporar formalmente o federalismo em sua meta climática, ou contribuição nacionalmente determinada que prevê redução de 67% das emissões ate 2035. Esse evento promete tratar de diversos temas importantes para impulsionar as cidades a se tornarem mais sustentáveis com mais velocidade. Antes da COP30 teremos esse momento para tratar de diversos assuntos relacionados ao tema ESG.


Vamos juntos entrar para o time de sucesso? Se sua empresa ainda não adotou as praticas ESG, nós estamos aqui para te ajudar.

 
 
 

Comentários


bottom of page