Por que São Caetano do Sul lidera a lista de cidades mais sustentáveis do país.
- greencircleops
- 1 de ago. de 2025
- 2 min de leitura

Já conhecida por figurar entre as cidades com melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país atualmente, é a número um, São Caetano do Sul (SP) também tem se sobressaído nos rankings de sustentabilidade. Em setembro, o município foi apontado como o melhor do Brasil em práticas ESG, sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança, na última edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, do Centro de Liderança Pública (CLP), que analisa 410 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes.
Na categoria ESG e ODS, a avaliação ocorre a partir dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e suas 169 metas, bem como critérios ESG para valorização das boas práticas ambientais, sociais e econômicas. A liderança da lista reforça outra conquista recente de São Caetano do Sul: o título de cidade mais sustentável do Brasil. O reconhecimento foi do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, ranking do Instituto Cidades Sustentáveis, baseado no cumprimento dos ODS, que considera os 5.570 municípios brasileiros. Segundo o prefeito José Auricchio Júnior, os grandes avanços de sustentabilidade começaram, de fato, nos anos 2000, quando a cidade atingiu a marca de 100% dos domicílios abastecidos com água e também 100% de esgoto coletado e tratado.
“Fomos à primeira cidade da Região Metropolitana de São Paulo a atingir essa marca”, diz. Isso foi em 2009. De lá pra cá, a administração mudou o olhar sobre a sustentabilidade e passou a tratar o tema não de maneira isolada, mas integrado às diretrizes de governo. Ou seja, está presente em todas as ações da gestão. “Afastamos aquela ideia obsoleta de que sustentabilidade está atrelada somente ao verde e ao meio ambiente”, conta. Hoje, São Caetano do Sul segue um plano de governo construído 100% articulado ao cumprimento dos ODS e à Agenda 2030 da ONU. A coleta de lixo, por exemplo, atende toda a cidade de segunda-feira a sábado, sem dias alternados como acontece na maioria dos municípios. Isso evita o armazenamento do lixo dentro dos domicílios e, consequentemente, a proliferação de vetores de doenças.
Analise Green Circle
O que falta para mais cidades entrarem nessa lista exclusiva de sustentabilidade? Com a COP30 chegando, precisamos acelerar as medidas necessárias para avançarmos nesse quesito, um estado tão grande quanto São Paulo precisa ter mais cidades nessa seleta lista. Faça parte dessa mudança você também, entre em contato com o nosso time e realize as mudanças necessárias.




Comentários