Piauí Inicia Construção da maior usina de hidrogênio verde do mundo.
- greencircleops
- 16 de jun. de 2025
- 2 min de leitura

O Piauí deu início à construção da maior usina de hidrogênio verde do planeta, localizada na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, no litoral do estado. A obra, liderada pela multinacional espanhola Solatio Energia Livre, começou com a limpeza de uma área de 154 hectares e deve gerar mais de dois mil empregos diretos na primeira etapa.
Com um investimento inicial de R$ 27 bilhões, o projeto é o primeiro no mundo em escala industrial voltado à produção de hidrogênio verde (H2V). A planta terá capacidade para gerar 400 mil toneladas de hidrogênio e 2,2 milhões de toneladas de amônia verde por ano, voltadas principalmente para exportação à Europa.
A limpeza do terreno deve durar entre cinco e sete meses. Após essa fase, começarão as obras civis e a instalação dos sistemas elétricos, hidráulicos e dos equipamentos. A usina está prevista para entrar em operação no segundo semestre de 2029, com conclusão total estimada para 2031.
Analise Green Circle
A construção dessa Usina pode trazer diversos benefícios para o Brasil e para o nosso planeta. Alguns benefícios seriam a redução das emissões de gases de estufa, a diversificação da matriz energética, o hidrogênio verde pode ser usado como fonte de energia para veículos, indústrias e geração de eletricidade. Para o Brasil então os benefícios seriam gigantes, pois nos colocaria como líder em energia renovável, promovendo a transição para uma economia mais sustentável e diversificada. Nos da Green Circle estamos ansiosos para ver esse projeto pronto e funcionando, afinal ele esta apenas no começo mas já traz diversas mudanças, assim como você que pode começar hoje a mudança necessária para mudar a realidade do nosso planeta.




Comentários