top of page

“Não Tem Como Pensar em um Futuro para a Amazônia Sem a Pecuária”, diz CEO da Belterra

  • Foto do escritor: greencircleops
    greencircleops
  • 17 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura

“A agropecuária precisa liderar o desenvolvimento sustentável na Amazônia”, diz Valmir Ortega, 56 anos, CEO e fundador da Belterra, agtech criada em 2020, em Curitiba (PR), que faz parcerias com grandes produtores e empresas como Natura e Cargill para restaurar áreas degradadas por meio da implantação de sistemas agroflorestais (SAFs). Em entrevista para a série sobre a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) da Forbes, Ortega afirma que o grande desafio do setor durante o evento será reconhecer suas falhas e apontar soluções. Para ele, que sonha em restaurar a floresta, não há como voltar no tempo, mas é possível criar e escalar soluções que promovam o desenvolvimento econômico sustentável das populações da floresta.


“O desafio desta COP vai ser criar alternativas para que o Brasil não desmate nenhum hectare a mais de floresta”, diz Ortega, que já foi superintendente de Meio Ambiente em Mato Grosso do Sul, diretor de ecossistemas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e secretário estadual de Meio Ambiente no Pará. “Temos muitas áreas desmatadas, utilizadas de forma pouco produtivas. Hoje sabemos que é possível produzir de forma mais eficiente, numa escala muito maior e sem precisar derrubar uma única árvore.” Segundo o executivo, essa é a primeira constatação que precisa ser reforçada na COP30. O que passou, passou.

A conferência será sediada em uma localização emblemática, e não à toa. O palco da chamada COP30 Brasil Amazônia será Belém, capital do Pará, que possui cerca de 80% do seu território coberto pela floresta Amazônica, vegetação tropical pode ser formada por uma mata densa, de mangue, alagável ou aberta a depender da sua localização, que pode ser, além do Pará, em outros oito estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão. Vale registrar que existem outros dois conceitos comumente confundidos com a floresta amazônica: a Amazônia Legal, uma definição político-administrativa, e o bioma Amazônico, que abriga a floresta e outros tipos de vegetação.


Analise Green Circle


Segundo Ortega e possível produzir em grande escala sem precisar derrubar uma única arvore a mais na floresta, e isso é um tema super importante que vai ser tratado na COP30, e que deve ser levado muito a serio, a nossa floresta pede socorro e precisamos focar em soluções rápidas para diminuir e eliminar o desmatamento, não é atoa que escolheram a cidade de Belém para sediar o evento mais esperado do ano.

 
 
 

Comentários


bottom of page