Demanda por carros elétricos na Europa impulsiona desmatamento.
- greencircleops
- 22 de jul. de 2025
- 2 min de leitura

A demanda por carros elétricos na Europa está impulsionando o desmatamento em países fornecedores de minerais críticos, como o Brasil. De acordo com um relatório, o Brasil perderá uma área florestal equivalente a cerca de 50 campos de futebol por mês, durante os próximos 25 anos, para atender à demanda por carros elétricos na União Europeia .
A extração de minerais como lítio, cobre, níquel, cobalto e outros necessários para a fabricação de baterias de carros elétricos é a principal causa do desmatamento. O relatório estima que a demanda anual da UE por esses minerais superará 20 milhões de toneladas por ano ¹. Além disso, o desmatamento não é o único impacto ambiental causado pela demanda por carros elétricos. A mineração também pode causar poluição da água e do ar, além de afetar as comunidades locais . É importante notar que a transição para carros elétricos é uma medida necessária para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e combater as mudanças climáticas. No entanto, é fundamental que sejam tomadas medidas para minimizar os impactos ambientais e sociais associados à extração de minerais necessários para a fabricação de baterias de carros elétricos.
Analise Green Circle
Um modelo de carro de ajudar a diminuir a emissão de gases de estufa, mas por outro lado à demanda por esses carros aumenta o desmatamento, além de um risco de poluição do ar e da água, será então que temos realmente uma solução na mão ou um mal maior? Como e possível reverter esse quadro? Diminuindo a extração? Excluindo os carros elétricos? O que vocês acham sobre isso? Nós acreditamos que os profissionais dessa área devem focar em diminuir ou arrumar outra solução para a criação das baterias dos carros elétricos.




Comentários