top of page

China inicia construção de complexo hidrelétrico polêmico no Tibete

  • Foto do escritor: greencircleops
    greencircleops
  • 23 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura

O primeiro-ministro da China, Li Qiang, anunciou no último sábado (19/7) a construção do maior complexo hidrelétrico do mundo no rio Yarlung Tsangpo, na cidade de Nyingchi, sudeste da região autônoma do Tibete. A um custo previsto de US$167 bilhões (cerca de R$946 bilhões), o megaprojeto produzirá cerca de 300 milhões de MWh (megawatts-hora) de eletricidade. Para comparação, a também chinesa barragem das Três Gargantas, atualmente a maior hidrelétrica do mundo, gera 88,2 milhões de MWh. Não à toa Qiang a chama de “projeto do século”. A Folha informa que o empreendimento será composto por cinco hidrelétricas, com barragem localizada na parte inferior do Yarlung Zangbo.


Uma seção do rio despenca 2.000 metros em uma extensão de 50 km, oferecendo um enorme potencial hidrelétrico. A capacidade prevista equivale à quantidade de eletricidade consumida pelo Reino Unido em 2024. As operações estão previstas para a década de 2030. Como a Bloomberg pontuou, o volume de investimento torna a hidrelétrica uma das obras de infraestrutura mais caras da história, passando, inclusive, o valor da Estação Espacial Internacional. O Globo vê o movimento como um impulso para os esforços de Pequim para o reaquecimento do crescimento econômico. De fato, o anúncio fez os preços das ações e rendimentos de títulos subirem no mercado chinês. O megaprojeto está dentro do plano de expansão de energias renováveis do gigante asiático que é, atualmente, o maior emissor de carbono do mundo. Segundo o Guardian, a China possui dezenas de milhares de projetos hidrelétricos muito mais que qualquer outro país.


Analise Green Circle


Que a china esta a frente de muitos países com relação a grandes projetos, ninguém pode negar, porém é um projeto audacioso e arriscado, levando em consideração que tanto Tibete quanto a Índia são contra esse projeto devido o desague em suas aguas onde muitos locais são considerados sagrados para aquelas pessoas. Mas esse projeto preocupa também os ambientalistas devido aos impactos que podem ser irreversíveis, pois nesse caminho existe a reserva natural que abriga um dos pontos de biodiversidade do país.


A sua empresa se preocupa com o meio ambiente? então você esta no lugar certo, agende já uma consulta com um de nossos especialistas.

 
 
 

Comentários


bottom of page