Cervejaria Aposta em Algas para Reduzir Emissões de Metano do Gado
- greencircleops
- 20 de ago. de 2025
- 2 min de leitura

A empresa australiana Young Henrys cultiva algas por meio do CO₂ da fermentação da cerveja que dão origem a uma ração com potencial de reduzir as emissões da pecuária. A Young Henrys ficou conhecida por produzir cervejas enlatadas para consumidores tatuados dos bairros centrais das cidades. Agora, a cervejaria cult está dando origem a uma startup de biotecnologia com a missão de salvar o planeta, produzindo cerveja e uma carne mais limpas. É difícil não se encantar com o biorreator alimentado por cerveja, borbulhando em um tom verde vibrante sob luzes de LED, dentro da cervejaria localizada em Newtown, no oeste de Sydney.
Esse equipamento utiliza o dióxido de carbono capturado do processo de fermentação da cerveja e o transforma em oxigênio e em uma ração para o gado que reduz a emissão de metano, duas fontes significativas de emissão de gases: a própria produção de cerveja e os animais ruminantes. A origem exata da parceria entre a cervejaria e a Universidade de Tecnologia de Sydney (UTS) se deu ao longo dos últimos sete anos. O cofundador da Young Henrys, Richard Adamson, e o diretor do Climate Change Cluster da UTS, professor Peter Ralph, se lembram de terem visitado as instalações um do outro e enxergado o potencial do projeto. “Peter perguntou se estaríamos interessados em participar de uma pesquisa e eu disse: ‘Talvez. Deixa eu pensar em como poderíamos usar isso.’, disse Adamson, à Forbes Austrália.
“A alga é muito parecida com o fermento da cerveja”, afirma ele. “Mas faz o oposto. Ela absorve CO₂ e luz e os transforma em açúcar e oxigênio, enquanto o fermento consome açúcar e oxigênio e gera álcool e CO₂.” Eles sabiam que as algas provavelmente consumiriam o dióxido de carbono produzido na fabricação da cerveja. A próxima pergunta era: o que fazer com elas? “Quando morrem, podem ser usadas em uma infinidade de produtos inovadores”, disse Ralph. “Eu sugeri que poderíamos fazer plásticos, pigmentos, antioxidantes, alimentos para consumo humano e mais uns 50 produtos.” Mas Adamson queria ir além.
Analise Green Circle
Uma noticia maravilhosa para os amantes de cerveja e carne, tudo que o mundo necessita são de projetos novos que possam melhorar a qualidade do nosso ar, da nossa terra, e melhor ainda se puderem melhorar os nossos alimentos e bebidas, ainda mais sendo dois que são essenciais para um churrasco, algo que os Brasileiros amam, alias o mundo todo. Essa cervejaria merece ficar famosa, pois a ideia deles é brilhante.




Comentários