Brasil Eleva Misturas de Etanol e Biodiesel e Levanta Bandeira da Descarbonização
- greencircleops
- 8 de jul. de 2025
- 2 min de leitura

Biocombustíveis desempenham papel importante no setor de transporte global e na redução das emissões de gases de efeito estufa associadas à queima de combustíveis. O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu em junho elevar a mistura obrigatória de etanol e biodiesel em combustíveis fósseis vendidos nos postos brasileiros, em medida que tem ampla aprovação dos produtores de biocombustíveis e poderá contribuir com a autossuficiência do país em gasolina.
A partir de 1º de agosto, a mistura obrigatória de etanol na gasolina passará de 27% para 30%, e de biodiesel no diesel de 14% para 15%, disse o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes, em cerimônia para anunciar a medida após reunião acompanhada pessoalmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não integrante do colegiado. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou no evento que a mudança no mandato dos biocombustíveis tornaria o Brasil “autossuficiente em gasolina pela primeira vez em 15 anos”. Em fevereiro, o CNPE havia decidido adiar o avanço da mistura de biodiesel a 15%, antes prevista para março, em meio a temores de que o aumento proposto pudesse elevar os preços dos alimentos e prejudicar os índices de aprovação do governo, algo contestado por grupos do setor.
Analise Green Circle
O que é descarbonização?
É o processo de reduzir ou eliminar o carbono e os gases de efeito estufa, associado á queima de combustíveis fósseis, como o carvão, o petróleo e o gás natural. Essa noticia é muito positiva, a elevação das misturas de etanol e biodiesel é um grande passo em direção a descarbonização do Brasil. Essa medida também pode trazer benefícios econômicos como a redução do preço da gasolina, e nos tornar autossuficiente em gasolina após quinze anos, o que é um grande avanço.




Comentários